I CAMPEONATO DE TORRE DE HANOI DO IFRN/SPP
Torre de Hanoi com 5 (cinco) discos |
REGULAMENTO
1 – DAS DISPOSIÇÕES
PRELIMINARES
O I Campeonato de Torre de Hanoi (CTH) do IFRN/SPP, a ser realizado no dia 10 de dezembro de 2015 a partir das 8h durante a I Semana da Matemática, tem como objetivo
e justificativa a socialização e a prática desse jogo como uma forma de estimular a capacidade de raciocínio, memória e solução de problemas. A Torre de Hanoi, jogo que até apareceu no filme "Planeta dos Macacos - A Origem", consiste em uma base contendo três pinos, sendo que em um dos três são dispostos discos em ordem crescente de diâmetro de cima para baixo.
Será disputado em 5 (cinco) modalidades distribuídas em 3 (três) categorias:
Cena do filme "Planeta dos Macacos - A Origem" |
Categorias individuais:
- Categoria estudantes do fundamental e ensino médio
-Modalidade 4 discos
-Modalidade 5 discos
- Categoria professores/técnico-administrativos/universitários
-Modalidade 6 discos
-Modalidade 7 discos
Categoria coletiva (dupla):
Categoria coletiva (dupla):
- Categoria às cegas (qualquer pessoa)
-Modalidade única
2 - DA MARCAÇÃO DE TEMPO
2.1 – O tempo será marcado com um temporizador o qual é acionado e desacionado utilizando as próprias mãos.
Temporizador |
3 – DA RESOLUÇÃO DAS
TORRES DE HANOI
3.1 – Só pode usar uma mão na solução das Torres de Hanoi.
Com a outra mão pode-se segurar a base da torre;
3.2 – Só pode mover um disco por vez;
3.3 – O maior disco não pode ficar em cima do menor disco;
3.4 – Ao mover o disco deve-se colocá-lo imediatamente no
outro pino. Não é permitido segurar um disco na mão e depois mover outro, ou
seja, só é permitido um movimento por vez;
3.5 – O objetivo é transferir todos os discos que estão no
pino inicial para o pino final das Torres de Hanoi;
3.6 – Na categoria às cegas um dos participantes de cada dupla terão seus olhos vendados, devendo falar ao outro participante o movimento que será executado (cabe ao participante da dupla que não teve seus olhos vendados executar o movimento na Torre de Hanoi);
3.7 – O participante que teve os olhos vendados deverá falar o movimento de acordo com a notação da imagem seguinte. Por exemplo, o movimento 1C indica que o disco 1 (menor disco) deve ser movido para o pino C (último pino), independentemente do pino que o disco 1 esteja.
3.8 – Na categoria às cegas, o participante responsável pelo movimento na Torre de Hanoi deverá executar exatamente os movimentos que o outro participante falar, caso contrário poderá ser eliminado;
3.6 – Na categoria às cegas um dos participantes de cada dupla terão seus olhos vendados, devendo falar ao outro participante o movimento que será executado (cabe ao participante da dupla que não teve seus olhos vendados executar o movimento na Torre de Hanoi);
3.7 – O participante que teve os olhos vendados deverá falar o movimento de acordo com a notação da imagem seguinte. Por exemplo, o movimento 1C indica que o disco 1 (menor disco) deve ser movido para o pino C (último pino), independentemente do pino que o disco 1 esteja.
Notação que deverá ser considerada |
3.8 – Na categoria às cegas, o participante responsável pelo movimento na Torre de Hanoi deverá executar exatamente os movimentos que o outro participante falar, caso contrário poderá ser eliminado;
3.9 – Caso o participante descumpra algumas das regras acima será
penalizado com um acréscimo de 2 segundos em seu tempo. Caso venha se repetir
serão acrescidos mais 3 segundos no tempo do participante. Após isso, caso o
participante cometa mais alguma infração será automaticamente desclassificado da
modalidade.
*DICAS: O Laboratório de Matemática do IFRN/SPP dispõe de algumas Torres de Hanoi e monitores que poderão auxiliar na aprendizagem e treinamento. Além disso, existem diversos sites que disponibilizam Torres de Hanoi virtual. Clique aqui para acessar um deles.
4 – DA CLASSIFICAÇÃO
4.1 – Cada competidor terá um tempo máximo de 5 minutos para a resolução da Torre de Hanoi;
4.2 – Caso ultrapasse o limite máximo de tempo o juiz da mesa solicitará ao competidor para não concluir a solução. Caso a solicitação do juiz não seja realizada o participante será eliminado;
4.3 – O competidor terá que resolver o puzzle 3 (três) vezes por rodada. Após isso, o pior tempo será descartado e será atribuída, a cada competidor, uma média aritmética dos seus dois melhores tempos;
5 – DAS PREMIAÇÕES
5.1 – Todos participantes do campeonato receberão
certificado de participação;
5.2 – Os 3 (três) melhores competidores de cada modalidade
receberão medalhas de suas respectivas classificações.
6 – DAS INSCRIÇÕES
6.1 – As inscrições serão feitas através de preenchimento de formulário disponível neste blog em "Inscrições";
6.2 – Cada inscrição dará o direito do participante escolher apenas 1 (uma) modalidade;
6.3 – As inscrições estarão disponíveis a partir do dia 09 de novembro de 2015 e irão até dia 30 de novembro;
6.4 – Para confirmar a inscrição, cada inscrito deverá levar, no dia do campeonato, 1 kg de alimento não perecível correspondente a cada inscrição.
7 – DAS DISPOSIÇÕES
FINAIS
7.1 – Ao participar do campeonato o participante cede todos
os direitos de utilização da imagem, permitindo o livre uso do seu nome e
fotografia, não tendo o direito a receber nada em virtude disso;
7.2 – Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pelos
organizadores do campeonato.
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