*Todas as oficinas ocorrerão no dia 09/12/2015 (quarta-feira) em horários de acordo com a programação
OF1: TANGRAM
OF1: TANGRAM
Ministrantes: Francisco Cleiton Soares Barbosa, Claudionara Brenda M. Galdino, Henrique Silvestre Maia, Neverton Douglas da Silva e Rubens Trindade Neto (UFRN/PIBID)
Vagas: 20
CH: 4h
Esta oficina iniciará
com a construção do Tangram em papel por meio de dobraduras durante a qual
serão abordados diversos conceitos geométricos que emergem dessa construção. Em
seguida, serão apresentadas diversas atividades que podem ser realizadas
utilizando este quebra-cabeça. Na primeira etapa serão apresentadas suas
características e a forte relação que existe entre o jogo e a Matemática
(geometria plana e operações com frações). Na segunda, serão realizados
exercícios em que abordarão questões sobre razão entre áreas e,
consequentemente, operações com frações. Portanto, a oficina pretende ensinar a
construir esse fascinante quebra-cabeça e explorá-lo didaticamente de forma
diferenciada.
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OF2: PROBABILIDADE
Ministrantes: Clésia Jordânia Nunes da Costa e Elvis Medeiros de Melo (UFRN/PIBID)
Vagas: 20
CH: 4h
A oficina tem por objetivo apresentar de forma prática e dinâmica possibilidades de ensinar probabilidade no ensino médio. Corresponde a um produto Estágio Supervisionado de Formação de Professores II, no período de 2015.2, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O material elaborado para a oficina tendo como foco o desenvolvimento de atividades que busquem trabalhar a probabilidade o mais próximo possível da realidade dos estudantes. Abordaremos três atividades que percorrerão os principais conceitos de probabilidade, feitas através da resolução em grupo e socialização de suas respostas. Essas atividades, de carácter prático, de incentivo à aprendizagem e compreensão da Matemática, seja por viés dinâmicos ou lúdicos, buscam melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem dos conteúdos de probabilidade.
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OF3: JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA [ESGOTADA]
Ministrantes: Renata Freire de Oliveira, Larissa Bento de Souza e Eloisa Myrela de Araújo Nunes (UFRN/PIBID)
Vagas: 20
CH: 4h
Essa oficina resulta de
atividades desenvolvidas no Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)
subprojeto de Matemática/Natal da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
(UFRN). As atividades objetivavam identificar as possibilidades desse recurso
como alternativa metodológica no ensino de Matemática na educação básica;
apontar a necessidade de critérios de escolha do jogo a ser utilizado; destacar
a importância do planejamento da sequência didática a ser utilizada. Para
introduzir as atividades serão caracterizados os jogos de estratégias e
treinamento e seus respectivos objetivos. Em seguida, serão vivenciados dois
jogos: um de estratégia (Jogo da Corrente) e um de treinamento (Contig 60). As
atividades serão realizadas em pequenos e a realização dos jogos serão seguidas
de discussão dos resultados obtidos, de possibilidades de ampliação e adaptação
dos jogos e ainda e sistematização de conteúdos matemáticos abordados nos
mesmos.
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OF4: A
IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS [ESGOTADA]
Ministrantes: Aislânia, Fernanda e Luan (UERN)
Vagas: 30
CH: 4h
Ministrantes: Aislânia, Fernanda e Luan (UERN)
Vagas: 30
CH: 4h
Sabemos que os jogos
são um recurso didático de enorme importância, pois este é responsável por
romper a visão de que a matemática é mecânica e sem aplicações. Por ser uma
atividade lúdica, envolve o desejo e o interesse do aluno e, isto pode ser uma
estratégia significativa na construção não só dos saberes matemáticos, mas
também no gostar e ter prazer em estudar matemática desde as séries iniciais.
Discutir a importância dos jogos nesta fase é repensar sobre as metodologias de
ensino, é preocupar-se também em promover a inserção do alunado nos grupos, o
que é fundamental para seu desenvolvimento psicológico básico. Além disso, eles
servem para motivar e estimular o raciocínio lógico, para fixar os conteúdos
dados em sala e tornar a aula mais atraente e divertida. O tema escolhido é o
de Frações Equivalentes, confeccionado no formato de cartinhas de baralho. O
objetivo é trabalhar com frações, envolvendo mmc (mínimo múltiplo comum),
comparação de frações, equivalências e divisão de números naturais.
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OF5: A APLICAÇÃO DA PROGRESSÃO GEOMÉTRICA NA TORRE DE HANOI
Ministrantes: Leandro, Marcelo e Halisson (UERN)
Vagas: 30
CH: 4h
A torre de hanoi
trata-se de um quebra cabeça matemático que por sua vez é formada por uma
quantia de três pinos e uma quantidade mínima de três discos com ordem
crescente, O problema consiste em passar todos os discos de um pino para outro
qualquer, usando um dos pinos como auxiliar, de maneira que um disco maior
nunca fique em cima de outro menor em nenhuma situação. O número de discos pode
variar sendo que o mais simples contém apenas três. A Torre de Hanói tem sido
tradicionalmente considerada como um procedimento para avaliação da capacidade
de memória de trabalho, e principalmente de planejamento e solução de
problemas. O quebra-cabeça foi divulgado pela primeira vez no Ocidente pelo
matemático francês Édouard
Lucas. Ele teve inspiração de uma lenda para construir o jogo das Torres de
Hanói em 1883. Já
seu nome foi inspirado na torre símbolo da cidade de Hanói, no Vietnã. Existem
várias lendas a respeito da origem do jogo, a mais conhecida diz respeito a um
templo Hindu, situado no centro do universo.
Diz-se que Brahma supostamente havia criado uma
torre com 64 discos de ouro e mais duas estacas equilibradas sobre uma
plataforma. Brahma ordenara-lhes que movessem todos os discos de uma estaca
para outra segundo as suas instruções. As regras eram simples: apenas um disco
poderia ser movido por vez e nunca um disco maior deveria ficar por cima de um
disco menor. Segundo a lenda, quando todos os discos fossem transferidos de uma
estaca para a outra, o templo desmoronar-se-ia e o mundo desapareceria. É
interessante observar que o número mínimo de "movimentos" para
conseguir transferir todos os discos da primeira estaca à terceira é , sendo n o número de discos.Em fim a torre de hanoi é
tratada como um quebra cabeça matemático que por sua vez é provinda da soma de
uma progressão geométrica.
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OF6: CONSTRUÇÃO DOS SÓLIDOS PLATÔNICOS UTILIZANDO PAPEL
Ministrantes: Hugo, Romério, Jálisson e Ivan (UERN)
Vagas: 30
CH: 4h
OF6: CONSTRUÇÃO DOS SÓLIDOS PLATÔNICOS UTILIZANDO PAPEL
Ministrantes: Hugo, Romério, Jálisson e Ivan (UERN)
Vagas: 30
CH: 4h
As formas poliédricas
vêm sendo estudadas desde a antiguidade. Os egípcios foram os primeiros a
utilizá-las. Em seguida, inúmeros geômetras buscaram entender suas
propriedades, conferindo, inclusive, concepção mística, àqueles denominados como
corpos cósmicos. Já no século IV a.C. o filósofo grego Platão, fundador da
academia de Atenas, passou a estudar os cinco sólidos regulares. Os sólidos
denominados poliedros platônicos são, definidos como os poliedros, sólidos
geométricos, cuja superfície é composta por um número finito de faces, em que
cada uma das faces é um polígono regular. Nesta oficina iremos construir os
seguintes sólidos Platônicos: Tetraedro, Hexaedro, Octaedro, Dodecaedro e
Icosaedro. Tais sólidos serão construídos fazendo uso da planificação dos
sólidos Platônicos em olha de papel A4 para construir os mesmo através de
dobraduras e cola branca para papel. Iremos construir o tetraedro, octaedro,
icosaedro e o cubo com suas diagonais. Para estas construções, iremos usar
linha de costura, canudos e uma agulha.
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OF7: CONSTRUÇÃO DOS SÓLIDOS PLATÔNICOS UTILIZANDO CANUDO, LINHA E AGULHA
Ministrantes: Tadeu, Sayonara, Bruna e Willa (UERN)
Vagas: 30
CH: 4h
As formas poliédricas
vêm sendo estudadas desde a antiguidade. Os egípcios foram os primeiros a
utilizá-las. Em seguida, inúmeros geômetras buscaram entender suas
propriedades, conferindo, inclusive, concepção mística, àqueles denominados
como corpos cósmicos. Já no século IV a.C. o filósofo grego Platão, fundador da
academia de Atenas, passou a estudar os cinco sólidos regulares. Os sólidos denominados
poliedros platônicos são, definidos como os poliedros, sólidos geométricos,
cuja superfície é composta por um número finito de faces, em que cada uma das
faces é um polígono regular. Nesta oficina iremos construir os seguintes
sólidos Platônicos: Tetraedro, Hexaedro, Octaedro, Dodecaedro e Icosaedro. Tais
sólidos serão construídos fazendo uso da planificação dos sólidos Platônicos em
olha de papel A4 para construir os mesmo através de dobraduras e cola branca
para papel. Iremos construir o tetraedro, octaedro, icosaedro e o cubo com suas
diagonais. Para estas construções, iremos usar linha de costura, canudos e uma
agulha.
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OF8: ORIGAMI: INSTRUMENTO RELEVANTE PARA O ENSINO INTERDISCIPLINAR E O DESENVOLVIMENTO PESSOAL DO ALUNADO
Ministrantes: Mailk, Diego, Fábio e Levi (UERN)
Vagas: 30
CH: 4h
Origami, arte
tradicional e secular Japonesa de dobrar papel, tem como função criar seres e
objetos a partir de um número finito de dobras geométricas, usando combinações
diferentes numa peça de papel. Um dos campos da matemática que esta arte grande
significado é a geometria, devido trabalhar geralmente com formas planas ou
mesmo objetos de aspectos tridimensionais. Visto uma necessidade entre
professores de inovarem suas práticas metodológicas e melhorarem o ensino,
tornando-o mais dinâmico e inovador para seus alunos. A prática do origami tem
auxiliado nessa busca, pois desenvolve no alunado aspectos do conhecimento como
a observação, o raciocínio lógico, a visão plana e espacial, e também pessoal,
como a perseverança, a paciência e a criatividade. Mediante este fato,
propõe-se uma oficina que buscará trabalhar tal arte, mostrando desde sua
relevância como forma interdisciplinar para o processo de ensino e aprendizagem
até a montagem das peças para que seja concretizada sua utilização em sala de
aula.
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OF9: TANGRAM: OVAL, CORAÇÃO, DOIS CÍRCULOS PARTIDOS, QUADRADO
Ministrantes: Leocides, Jeovano e Jaqueline (UERN)
Vagas: 30
CH: 4h
OF9: TANGRAM: OVAL, CORAÇÃO, DOIS CÍRCULOS PARTIDOS, QUADRADO
Ministrantes: Leocides, Jeovano e Jaqueline (UERN)
Vagas: 30
CH: 4h
Tangram é um
quebra-cabeça chinês formado por 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1
paralelogramo) Com essas peças podemos formar várias figuras, utilizando todas
elas sem sobrepô-las. É possível montar mais de 1700 figuras com as 7 peças.
Esse quebra-cabeça, também conhecido como jogo das sete peças, é utilizado
pelos professores de matemática como instrumento facilitador da compreensão das
formas geométricas. Além de facilitar o estudo da geometria, ele desenvolve a
criatividade e o raciocínio lógico, que também são fundamentais para o estudo
da matemática. Não se sabe ao certo como surgiu o Tangram, apesar de haverem
várias lendas sobre sua origem.
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OF10: A INFORMÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA [ESGOTADA]
Ministrantes: Juliana Schivani e Rafael Melo
Vagas: 40
CH: 4h
A oficina A Informática no Ensino da Matemática é direcionada especialmente aos professores de Matemática de todos os níveis de ensino e licenciandos. Podem participar, também, licenciandos e licenciados de qualquer área e demais interessados em conhecer algumas ferramentas da Informática para o ensino, em particular, da Matemática. Esta oficina se dividirá em 4 partes, todas no laboratório de Informática com o trabalho ativo dos participantes. Na primeira parte, faremos uma breve fundamentação teórica da importância das Tecnologias da Informação e Comunicação no âmbito escolar. A segunda parte usaremos o software de apresentações (Power Point) para explorar ferramentas de animação (GIF), som e movimento, exemplificando com a demonstração geométrica de áreas de figuras planas. A terceira parte será composta pelo software de planilhas eletrônicas (Excel), onde os participantes construirão tabelas com fórmulas de contagem, pictogramas, ROL com filtro, dentre outros. Na última parte apresentaremos o computador interativo (lousa digital) disponível em todos os campus do IFRN. Nele, apresentaremos alguns softwares matemáticos, como o Poly, o GeoGebra e o Trigonometria. Ao fim da oficina, todos os inscritos receberão um CD com vídeos tutoriais.
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OF11: CONSTRUINDO O TEODOLITO
Ministrantes: Francisco Erivan de Almeida Júnior e Guilherme de Freitas Maia (IFRN/SPP)
Vagas: 20
CH: 4h
A construção do primeiro teodolito foi feita por Jonathan Sisson, entretanto essa ferramenta foi inventada pelo italiano Ignazio Porro, em torno de 1835. O Teodolito é um instrumento óptico de medição de ângulos verticais e horizontais, aplicado em diversas áreas como na topografia, construção civil, agricultura, navegação e na meteorologia. Nesta oficina, construiremos e utilizaremos o teodolito alternativo, educativo como uma forma de compreender as ideias básicas de funcionamento desse equipamento e aplicar conceitos básicos da Trigonometria, mostrando que é um conhecimento extremamente útil e está presente no dia a dia.
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OF12: A LINGUAGEM LOGO NO ENSINO DE GEOMETRIA PLANA
Ministrante: Genilton Jose Cavalcante de Oliveira (IFRN/MC)
Vagas: 30
CH: 4h
Histórico da Linguagem LOGO;
Comentários sobre programação e geometria;
Comandos básicos;
Definindo procedimentos;
Criando as primeiras imagens no LOGO;
Criando fractais no logo;
Exercícios propostos.===============================================================
OF13: EXPLORANDO FUNÇÕES POR MEIO DO JOGO DA TORRE DE HANOI
Ministrantes: Caio Cézar Cavalcante, Edvan Pontes de Oliveira e Larissa Bento de Souza (UFRN/PIBID)
Vagas: 20
CH: 4h
A Torre de Hanói é um material manipulativo que possui aplicações que podem ser utilizadas por professores de todos os níveis educacionais, fundamental, médio e superior. Possui regras simples e de fácil entendimento. Este material é uma ferramenta valiosa e nosso objetivo maior é expor uma das muitas possibilidades de trabalho para o ensino da matemática. A culminância da oficina com o jogo Torres de Hanói está associado aos conteúdos de matemática: função exponencial e função afim. O primeiro tema está ligado ao número mínimo de movimentos para vencer o jogo em função do número de peças, neste processo se consolidará através da investigação da solução geral do jogo; o segundo está associado a ordem de movimentos das peças, desenvolvendo assim o lado investigativo e aprimorando o desenvolvimento das ideias matemáticas dos estudantes, tudo através do lúdico, o que deixa tudo mais interessante.
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OF14: DESVENDANDO O CUBO MÁGICO [ESGOTADA]
Ministrantes: Edvan Pontes de Oliveira e Diogo Rafael Almeida da Silva (UFRN/PIBID)
CH: 4h
O cubo mágico é um quebra-cabeça de alto nível de dificuldade, em função disso, sabemos que um curso de poucas horas não seja possível a solução por completo, entretanto, essa oficina tem como objetivo aproximar os participantes a solucionar o cubo mágico. Além disso, mostraremos uma estratégia para resolver o puzzle que é composta por 7 etapas. Por fim, apresentaremos possibilidades didáticas em sala de aula e abriremos discussões a respeito de alguns problemas de matemáticas abordando potenciação, operações inversas, divisibilidade, probabilidade e análise combinatória.
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OF15: CONSTRUÇÕES DE GRÁFICOS E FUNÇÕES USANDO O GEOGEBRA [ESGOTADA]
Ministrantes: Thiago Pardo Severiano (IFRN/CAL) e Eriky Cesar Alves da Silva (IFRN/SPP)
CH: 4h
Oficina voltada para alunos e docentes, com o objetivo de fazer um estudo dos gráficos das funções afim, quadrática e modular. Para isso, usaremos o software de geometria dinâmica GeoGebra.
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OF16: EXPERIÊNCIAS DA MATEMÁTICA DE ARQUIMEDES
Ministrante:
Vagas:
CH: 4h
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OF17: A CALCULADORA ENQUANTO TECNOLOGIA E SUAS POTENCIALIDADES NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM SALA DE AULA
CH: 4h
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OF17: A CALCULADORA ENQUANTO TECNOLOGIA E SUAS POTENCIALIDADES NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM SALA DE AULA
Ministrantes: Luciano Francisco dos Santos
(IFRN/SGA; AFURN/UFRN) e Antônio Pio da Costa e Silva (SEMEC/Nísia Floresta/RN)
Vagas: 40
CH: 4h
CH: 4h
A presente oficina tem por objetivo debater, refletir e socializar uma
proposta inovadora no ensino de Matemática, a partir do uso de calculadoras
básicas e científicas, na tentativa de facilitar o ensino e a aprendizagem de
Matemática no Ensino Fundamental e Médio, sendo assim, uma potencial tecnologia
aliada a disponível e útil ao professor, ao aluno e a aprendizagem.
Reconhecemos que a calculadora em si mesma já é detentora de inúmeros saberes
matemáticos o que nos despertou para utilizá-la em sala de aula como recurso
didático-pedagógico no ensino de Matemática por ser uma tecnologia
indispensável para aprender e ensinar Matemática nos dias atuais, sendo usada
na Resolução de Problemas e em Desafios e transformar meras aulas em oficinas
práticas de Matemática, onde o aluno aprenderá brincando e conhecendo os
conceitos, aplicações e regularidades das Expressões Numéricas, Potenciação,
Radiciação, Análise Combinatórias, Exponenciais e Logarítmicas. É nossa
intenção contribuir para melhoria do ensino de Matemática em escolas públicas e
particulares, o que só será possível com a mudança da atual prática pedagógica
dos professores, ou seja, passar de uma metodologia passiva para uma
Metodologia voltada para a motivação dos alunos. Ao fim da oficina, todos os inscritos
presentes, receberão uma proposta de oficina com calculadora para colocar em
prática em suas respectivas salas de aula.
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