Minicursos

*Todos os minicursos ocorrerão no dia 09/12/2015 (quarta-feira) em horários de acordo com a programação 

MC1: TÁTICAS  DO XADREZ: COMO MELHORAR SEU CÁLCULO [ESGOTADO]

Ministrante: Valmar da Silva Severiano Sobrinho (IFRN/SPP)

Vagas: 20
CH: 1h30min
Pré-requisito: Saber jogar xadrez

No Minicurso “Táticas do xadrez: Como melhorar seu cálculo” é apresentado ao jogador/estudante os principais conceitos a respeito do cálculo no Xadrez. Nele são apresentados temas posicionais de cálculo no Xadrez, debilidades e análise de posição críticas. O objetivo do minicurso é orientar o jogador iniciante em como deve seguir seu treinamento para adquirir com rapidez uma melhor visão tática da partida.

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MC2: APRESENTANDO O TABULAE COLABORATIVO E POSSIBILIDADES DE USO NO ENSINO DE MATEMÁTICA [ESGOTADO]

Ministrante: Francisco Erivan de Almeida Júnior (IFRN/SPP)

Vagas: 20
CH: 1h30min

Assim como o GeoGebra, o Tabulae Colaborativo  é um software de Geometria Dinâmica produzido pelo Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento em Ensino de Matemática e Ciências (LIMC), localizado na UFRJ. Além de ser freeware,  é uma TIC cujo objetivo é proporcionar uma aula mais interativa sobre objetos matemáticos, primordialmente para Geometria Euclidiana. No entanto, essa ferramenta difere das demais por permitir a gravação em vídeo das construções e, principalmente, sessões em rede, de modo que múltiplos usuários podem manipular construções e se comunicar via chat embutido no programa.  Nosso objetivo com este minicurso é apresentar esse software de uma maneira sucinta, e no final da apresentação, resolver vários exercícios utilizando o software Tabulae Colaborativo.  

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MC3: MÉTODOS ALGÉBRICOS E GEOMÉTRICOS PARA DETERMINAÇÃO DAS RAÍZES DA EQUAÇÃO POLINOMIAL DE GRAU DOIS [ESGOTADO]

Ministrantes: Francisco Aldrin Armstrong Rufino (IFRN/SC) e Vitória Maria Felipe Rufino (IFRN/CNAT)
Vagas: 30
CH: 1h30min


O presente minicurso tem como objetivo principal buscar alternativas didáticas que possibilitem ao aluno do ensino básico, o aprendizado de outros métodos de resolver e demonstrar a validade das resoluções de problemas geométricos, aritméticos ou algébricos que possam ser interpretados ou reduzidos a uma equação polinomial de grau igual a dois. Sendo assim, apresentaremos inicialmente os antigos babilônios, que contribuíram significativamente de forma direta para o aperfeiçoamento da escrita e resolução das equações polinomiais do segundo grau, com o método de mudança de incógnita. Destacaremos também, os métodos de resolução de equações polinomial do segundo grau que serão desenvolvidos neste minicurso, tais como: o método do completamento de quadrados que combina argumentos algébricos e geométricos, permitindo, inclusive, a dedução da conhecida no Brasil por Fórmula de Bhaskara. Além, do método de resolução por soma e produto das raízes que possui uma essência aritmética, mas tem uma abrangência limitada (apenas raízes inteiras), porém apresentaremos um artifício que permite ampliá-lo para raízes racionais.

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MC4: TÉCNICAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS [ESGOTADO]


Ministrantes: Jonas Daniel Teixeira Lucas e Talyta Nayara Costa Soares (IFRN/CANG)
Vagas: 30
CH: 1h30min

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MC5: DOBRADURAS DE POLIEDROS [ESGOTADO]

Ministrante: Francisco Quaranta Neto (IFRN/JC)
Vagas: 20
CH: 1h30min

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MC6: ANÁLISE DE GRÁFICOS DE FUNÇÕES ELEMENTARES A PARTIR DE TRANSLAÇÕES, ROTAÇÕES E DILATAÇÕES [ESGOTADO]

Ministrante: Augusto Jorge de Macedo (UFRN/IMD)
Vagas: 25
CH: 1h30min

Será apresentado a possibilidade da construção cartesiana dos gráficos de funções elementares (quadrática, modular, cúbica, recíproca, homográfica e trigonométricas entre outras) a partir do conhecimento de alguns exemplos simples fazendo uso de transformações do tipo f(a.x + b) + c sobre funções reais f(x). O objetivo do curso é proporcionar ao aluno uma nova visão da construção de gráficos das funções elementares no plano cartesiano.

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MC7: CONHECENDO O UNIVERSO TRIDIMENSIONAL [ESGOTADO]

Ministrante: Wharton Martins de Lima (IFRN/CNAT)
Vagas: 20
CH: 1h30min

Este minicurso tem como objetivo fazer com que o primeiro de alunos com a Geometria dos Sólidos seja motivador e prazeroso. As atividades propostas procuram levar o aluno a investigar, compartilhar idéias e materiais, conjecturar, discutir, aceitar ou refutar, mediante argumentação, idéias diferentes das suas, além de permitir ao professor uma primeira avaliação do conhecimento prévio dos alunos sobre este assunto.

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MC8: INTRODUÇÃO AO LATEX [ESGOTADO]

Ministrante:  Marconio Silva dos Santos (UFRN/DMAT)
Vagas: 20
CH: 1h30min

A produção de textos matemáticos pode se tornar um trabalho inconveniente quando há a necessidade de inserir muitas fórmulas. Isso ocorre quando utilizamos programas para digitação de textos comuns, pois é necessário recorrer a muitos botões e movimentar o mouse para ativar o cursor em vários pontos da tela. Uma maneira de facilitar o trabalho é o uso de programas com linhas de comando, como os que utilizam o compilador LaTeX. O LaTeX é um conjunto de macros para o programa de diagramação de textos TeX. É utilizado amplamente na produção de textos matemáticos e científicos, podendo também ser utilizado em textos pessoais. Esse minicurso tem como objetivo fornecer informações básicas para a utilização do LaTeX, suficientes para o participante escrever um preâmbulo simples e inserir fórmulas matemáticas básicas na produção de seus textos.
 
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MC9: CRIPTOGRAFIA, PASSWORDS E GERAÇÃO DE NÚMEROS PSEUDOALEATÓRIOS [ESGOTADO]

Ministrante: Thiago Jefferson de Araújo (IFRN/SC)
Vagas: 40
CH: 1h30min

O minicurso apresenta uma breve contextualização histórica sobre o uso da criptografia, suas aplicações na era digital e um método para mascarar senhas usando criptografia. Por fim o método para mascarar senhas será usado para gerar números "aleatórios" em computadores.

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MC10: O QUADRADO MÁGICO ENQUANTO ELEMENTO DO SABER FAZER MATEMÁTICO: APLICAÇÕES E REGULARIDADES EM PROGRESSÕES, SISTEMAS E EQUAÇÕES [ESGOTADO]
Ministrantes: Luciano Francisco dos Santos (IFRN/SGA; AFURN/UFRN) e Antônio Pio da Costa e Silva (SEMEC/Nísia Floresta/RN) 
Vagas: 30
CH: 1h30min

O presente minicurso tem por objetivo discutir, refletir e socializar uma proposta inovadora no ensino de Matemática, a partir de Jogos e Materiais Concretos, na tentativa de motivar professores que ensinam Matemática no Ensino Fundamental e Médio, com objetivo de ressiginifcar o seu saber fazer Matemático em sala de aula. Reconhecemos que no Quadrado Mágico se presentifica inúmeros saberes matemáticos o que nos despertou para utilizá-lo em sala de aula como recurso didático-pedagógico no ensino de Matemática por ser inovador, ativo, dinâmico e construtivista, sendo possível seu uso na História da Matemática, na Resolução de Problemas e em Desafios de modo a tornar aulas em oficinas práticas de Matemática, onde o aluno aprenderá brincando e conhecendo os conceitos, aplicações e regularidades das Progressões Aritméticas, Geométricas, Sistemas e Equações do 1º e 2º grau. É nossa intenção contribuir para melhoria do ensino de Matemática em escolas públicas e particulares, o que só será possível com a mudança da atual prática pedagógica dos professores, ou seja, passar de uma metodologia passiva para um fazer pedagógico ativo e motivante para os alunos.

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MC11: ÁREA DE PARTES HACHURADAS PLANAS 
Ministrante: Rafael Andrade (IFRN/SPP)
Vagas: 40
CH: 1h30min

Este minicurso mostrará como encontrar áreas de figuras planas, sendo elas compostas por mais de uma figura plana, acrescentada ou retirada de uma figura original. O minicurso terá um breve resumo das áreas das principais figuras planas e, em seguida, partiremos para deduções de como encontrar áreas hachuradas.

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