*Todos os minicursos ocorrerão no dia 09/12/2015 (quarta-feira) em horários de acordo com a programação
MC1: TÁTICAS DO XADREZ: COMO MELHORAR SEU CÁLCULO [ESGOTADO]
Ministrante: Valmar da Silva Severiano Sobrinho (IFRN/SPP)
Vagas: 20
CH: 1h30min
Pré-requisito: Saber jogar xadrez
MC1: TÁTICAS DO XADREZ: COMO MELHORAR SEU CÁLCULO [ESGOTADO]
Ministrante: Valmar da Silva Severiano Sobrinho (IFRN/SPP)
Vagas: 20
CH: 1h30min
Pré-requisito: Saber jogar xadrez
No Minicurso “Táticas do xadrez: Como melhorar seu cálculo” é apresentado ao jogador/estudante os principais conceitos a respeito do cálculo no Xadrez. Nele são apresentados temas posicionais de cálculo no Xadrez, debilidades e análise de posição críticas. O objetivo do minicurso é orientar o jogador iniciante em como deve seguir seu treinamento para adquirir com rapidez uma melhor visão tática da partida.
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MC2: APRESENTANDO O TABULAE COLABORATIVO E POSSIBILIDADES DE USO NO ENSINO DE MATEMÁTICA [ESGOTADO]
Ministrante: Francisco Erivan de Almeida Júnior (IFRN/SPP)
Vagas: 20
CH: 1h30min
Assim como o GeoGebra, o Tabulae Colaborativo é um software de Geometria Dinâmica produzido pelo Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento em Ensino de Matemática e Ciências (LIMC), localizado na UFRJ. Além de ser freeware, é uma TIC cujo objetivo é proporcionar uma aula mais interativa sobre objetos matemáticos, primordialmente para Geometria Euclidiana. No entanto, essa ferramenta difere das demais por permitir a gravação em vídeo das construções e, principalmente, sessões em rede, de modo que múltiplos usuários podem manipular construções e se comunicar via chat embutido no programa. Nosso objetivo com este minicurso é apresentar esse software de uma maneira sucinta, e no final da apresentação, resolver vários exercícios utilizando o software Tabulae Colaborativo.
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MC3: MÉTODOS ALGÉBRICOS E GEOMÉTRICOS PARA DETERMINAÇÃO DAS RAÍZES DA EQUAÇÃO POLINOMIAL DE GRAU DOIS [ESGOTADO]
Ministrantes: Francisco Aldrin Armstrong Rufino (IFRN/SC) e Vitória Maria Felipe Rufino (IFRN/CNAT)
Vagas: 30
CH: 1h30min
Vagas: 30
CH: 1h30min
O
presente minicurso tem como objetivo principal buscar alternativas didáticas que possibilitem ao aluno
do ensino básico, o aprendizado de outros métodos de resolver e demonstrar a
validade das resoluções de problemas geométricos, aritméticos ou algébricos que
possam ser interpretados ou reduzidos a uma equação polinomial de grau igual a
dois. Sendo assim, apresentaremos
inicialmente os antigos babilônios, que contribuíram significativamente de
forma direta para o aperfeiçoamento da escrita e resolução das equações
polinomiais do segundo grau, com o método de mudança de incógnita. Destacaremos
também, os métodos de resolução de equações polinomial do segundo grau que
serão desenvolvidos neste minicurso, tais como: o método do completamento de
quadrados que combina argumentos algébricos e geométricos, permitindo, inclusive,
a dedução da conhecida no Brasil por Fórmula de Bhaskara. Além, do método de
resolução por soma e produto das raízes que possui uma essência aritmética, mas
tem uma abrangência limitada (apenas raízes inteiras), porém apresentaremos um artifício
que permite ampliá-lo para raízes racionais.
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MC4: TÉCNICAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS [ESGOTADO]
Ministrantes: Jonas Daniel Teixeira Lucas e Talyta Nayara Costa Soares (IFRN/CANG)
Vagas: 30
CH: 1h30min
Vagas: 30
CH: 1h30min
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MC5: DOBRADURAS DE POLIEDROS [ESGOTADO]
Ministrante: Francisco Quaranta Neto (IFRN/JC)
Vagas: 20
Vagas: 20
CH: 1h30min
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MC6: ANÁLISE DE GRÁFICOS DE FUNÇÕES ELEMENTARES A PARTIR DE TRANSLAÇÕES, ROTAÇÕES E DILATAÇÕES [ESGOTADO]
Ministrante: Augusto Jorge de Macedo (UFRN/IMD)
Vagas: 25
CH: 1h30min
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MC7: CONHECENDO O UNIVERSO TRIDIMENSIONAL [ESGOTADO]
Ministrante: Wharton Martins de Lima (IFRN/CNAT)
Vagas: 20
CH: 1h30min
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MC8: INTRODUÇÃO AO LATEX [ESGOTADO]
Ministrante: Marconio Silva dos Santos (UFRN/DMAT)
Vagas: 20
CH: 1h30min
A produção de textos matemáticos pode se tornar um trabalho inconveniente quando há a necessidade de inserir muitas fórmulas. Isso ocorre quando utilizamos programas para digitação de textos comuns, pois é necessário recorrer a muitos botões e movimentar o mouse para ativar o cursor em vários pontos da tela. Uma maneira de facilitar o trabalho é o uso de programas com linhas de comando, como os que utilizam o compilador LaTeX. O LaTeX é um conjunto de macros para o programa de diagramação de textos TeX. É utilizado amplamente na produção de textos matemáticos e científicos, podendo também ser utilizado em textos pessoais. Esse minicurso tem como objetivo fornecer informações básicas para a utilização do LaTeX, suficientes para o participante escrever um preâmbulo simples e inserir fórmulas matemáticas básicas na produção de seus textos.
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A produção de textos matemáticos pode se tornar um trabalho inconveniente quando há a necessidade de inserir muitas fórmulas. Isso ocorre quando utilizamos programas para digitação de textos comuns, pois é necessário recorrer a muitos botões e movimentar o mouse para ativar o cursor em vários pontos da tela. Uma maneira de facilitar o trabalho é o uso de programas com linhas de comando, como os que utilizam o compilador LaTeX. O LaTeX é um conjunto de macros para o programa de diagramação de textos TeX. É utilizado amplamente na produção de textos matemáticos e científicos, podendo também ser utilizado em textos pessoais. Esse minicurso tem como objetivo fornecer informações básicas para a utilização do LaTeX, suficientes para o participante escrever um preâmbulo simples e inserir fórmulas matemáticas básicas na produção de seus textos.
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MC9: CRIPTOGRAFIA, PASSWORDS E GERAÇÃO DE
NÚMEROS PSEUDOALEATÓRIOS [ESGOTADO]
Ministrante: Thiago Jefferson de Araújo (IFRN/SC)
Vagas: 40
CH: 1h30min
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MC10: O QUADRADO MÁGICO ENQUANTO ELEMENTO DO SABER FAZER MATEMÁTICO: APLICAÇÕES E REGULARIDADES EM PROGRESSÕES, SISTEMAS E EQUAÇÕES [ESGOTADO]
Ministrantes: Luciano Francisco dos Santos (IFRN/SGA; AFURN/UFRN) e Antônio Pio da Costa e Silva (SEMEC/Nísia Floresta/RN)
Vagas: 30
Vagas: 30
CH: 1h30min
O presente minicurso tem por objetivo
discutir, refletir e socializar uma proposta inovadora no ensino de Matemática,
a partir de Jogos e Materiais Concretos, na tentativa de motivar professores
que ensinam Matemática no Ensino Fundamental e Médio, com objetivo de ressiginifcar
o seu saber fazer Matemático em sala de aula. Reconhecemos que no Quadrado
Mágico se presentifica inúmeros saberes matemáticos o que nos despertou para
utilizá-lo em sala de aula como recurso didático-pedagógico no ensino de Matemática
por ser inovador, ativo, dinâmico e construtivista, sendo possível seu uso na
História da Matemática, na Resolução de Problemas e em Desafios de modo a
tornar aulas em oficinas práticas de Matemática, onde o aluno aprenderá brincando
e conhecendo os conceitos, aplicações e regularidades das Progressões
Aritméticas, Geométricas, Sistemas e Equações do 1º e 2º grau. É nossa intenção
contribuir para melhoria do ensino de Matemática em escolas públicas e
particulares, o que só será possível com a mudança da atual prática pedagógica
dos professores, ou seja, passar de uma metodologia passiva para um fazer
pedagógico ativo e motivante para os alunos.
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MC11: ÁREA DE PARTES HACHURADAS PLANAS
Ministrante: Rafael Andrade (IFRN/SPP)
Vagas: 40
Vagas: 40
CH: 1h30min
Este minicurso mostrará como encontrar áreas de figuras planas, sendo elas compostas por mais de uma figura plana, acrescentada ou retirada de uma figura original. O minicurso terá um breve resumo das áreas das principais figuras planas e, em seguida, partiremos para deduções de como encontrar áreas hachuradas.
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